Home Page > Dicas e guias > Dicas para Festas

"Dicas para Festas"

 

- Dicas para Servir
Tipos de alimentos classificados por seções:

1 - Aperitivo: Azeitonas, Canapês, Talos de aipo, Biscoitos salgados, Amendoim torrado Castanha de cajú, Cubinhos de queijo, Camarão frito, Frios em cubos. Polenta.
2 - Tira Gosto: Croquetes Empadas, Sanduíches, Quibe, Coxinhas de galinha Bolinho de bacalhau, Bolinho de camarão, Salsichão, Linguiça, Torresmo,Sardinha Mini-pizza, Batata frita, Mandioca frita.
3 - Entradas: Frios sortidos, Mousses salgadas, Ostras, Coquetel de camarão, coquetel de Lagosta, Casquinhas de siri, Saladas de maionese, Melão com presunto, Caviar.
4 - Sopas: Caldo Frio, Quente, Cremes de legumes, Creme de tomate, Creme de ervilha, Creme de Ervilha com bacon, etc.
5 - 1° Prato: Peixe, Bacalhau, Camarão, Escabeche, Lagosta, Mariscos, Siri, Codornas, Frango, Pato, Peru, Strogonoff de frango.
6 - 2° Prato: Carne assada, Roast beef, Grelhados, Vitela, Bifes empanados, Strogonoff de carne, Pernil, Bistecas, lombinho de porco, Coelho. Presunto, Carneiro,
7 - Guarnições: Arroz, Batata, Farofa, Polenta, Frituras, Refogados, Legumes, Saladas cozidas, saladas cruas, Banana frita, Ameixa seca, batata frita.
8 - Prato Único: Feijoada, Mocotó, Angú, Cozido, Bacalhoada, Macarronada, Churrasco, Galeto Bobó de camarão, Pastas, Pizza,etc.
9 - Sobremesas: Frutas, Cremes de frutas,Sorvete, Gelatina, Compotas, Mousse doce, Pudim, Bolo, Torta, etc.


Tabela de composição
Almoço ao Ar Livre: 1 - 6 - 9
Almoço Formal: 1 - 3 - 5 - 6 - 9
Almoço Informal: 4 - 5 - 9 ou 3 - 6 - 9 ou 1 - 8 - 9
Buffet: 2 - 3 - 5 - 8 - 9
Ceia: 4 - 2 ou 5 - 9 ou 4 - 3 - 9 ou 6 - 9
Chopada com Amigos: 1 - 2
Coquetel Simples: 1
Coquetel Semi-Formal: 2 - 3
Coquetel Formal: 2 - 3 - 5 - 6 - 9
Jantar Simples: 1 - 3 - 6 - 9
Jantar Semi-Formal: 1 - 3 - 4 - 5 - 6 - 9 ou 1 - 3 - 4 - 5 - 9
Jantar Formal: 1- 3 - 4 - 5 - 6 - 9



- Dicas para aniversários

COMEÇANDO

O primeiro passo é saber quantos são os convidados .... depois resolver a decoração, pois se deixar para a última hora, vai correr o risco de não encontrar a decoração que você quer.

DECORAÇÃO

Procure empresas especializadas, pois montar uma bela decoração parece fácil, mas acredite não é!!! Hoje em dia existem decorações belíssimas feitas com esculturas de isopor, têm movimento, luzes e até água.

FAÇA VOCÊ MESMA

Caso você não possa alugar uma dessas festas, minha sugestão é que você mesma decore a festa.
 



- Dicas para batizados

LEMBRANCINHAS

Um brinquinho, uma pulserinha ou uma cruzinha de ouro são ótimas lembranças para um batizado.


VESTIMENTA

A criança deve estar de branco, mas lembre-se que eles sentem tanto calor e tanto frio quanto nós, por isso use bom senso na hora de escolher a roupa.

BEBIDAS

A bebida deve ser leve: um vinho branco combina bem com a situação; se quiser; pode servir um coquetel de frutas de entrada.


PERFEITO

O branco tem prestígio absoluto: use toalha e se possível, louça branca ou discreta. Rosas brancas fazem a decoração perfeita.

LUGAR DE HONRA

Se o celebrante comparecer, a ele deve ser destinado o lugar de honra à mesa, à direita da dona da casa...

ALMOÇO OU CHÁ

Tanto a cerimônia quanto a comemoração, no caso do batizado, são para parentes próximos, amigos íntimos e padrinhos. De acordo com o horário do batizado, a comemoração pode ser um almoço ou chá.

 


- Dicas para primeira comunhão

1ª Comunhão

CONVITE

Esta é uma cerimônia familiar, de grande importância para a criança. Os convites devem ser informais e feitos por telefone.

LUXO

Não é uma cerimônia de luxo, por isso não se prepare ou prepare seus filhos como se fossem a um casamento: elegância não é sinônimo de luxo.

O QUE VESTIR

Em lojas especializadas você encontrará roupas e calçados perfeitos para seu dia.

RECEPÇÃO

Mesa com toalha branca, rosas brancas para decoração. Bolo confeitado e docinhos especiais. Para beber, sirva refrigerante e água.

SIMPLICIDADE

Sendo esta uma celebração de caráter espiritual , a simplicidade deve estar presente.

ALMOÇO OU CHURRASCO

Se for no horário de almoço, você poderá seguir a opção de almoço ou churrasco se fizer o estilo da família.

FOTOS

Não se esqueça das fotos! Para a igreja é importante o trabalho de um bom profissional, já para casa, alguém da própria família pode resolver.


 


- Dicas para chá de bebe
chá de bebê

quando for fazer seu chá de bebê,lembre-se de fazer várias brincadeiras e também várias perguntas para deixar os convidados se sentirem bem a vontade! mas lembre-se tem que ser coisas bem bacanas para não deixar seus convidados encabulados ok!!!

DECORAÇÃO

Decore o ambiente com temas relacionados ao enxoval do futuro bebê. Coloque no local, por exemplo, um carrinho ou berço para que os convidados possam deixar os presentes.

ROUPINHAS SIMPLES

No caso de optar por pedir nos convites roupinhas para o bebê também, deverá estar ciente que elas têm que ser simples, como no caso das blusinhas Convite ou lembrancinha pagão ou as calças (culotes), que hoje em dia são encontradas com preços bem acessíveis.

ROUPAS

Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia. Por isso, o ideal, é não pedir roupinhas, a não ser, é claro, que estejam realizando o chá para uma pessoa que não tem recurso algum e que tudo será dado pelos convidados, de comum acordo.

CARDÁPIO

O bom, é que o chá de bebê seja combinado para um final de semana, para que todos possam comparecer e, sempre, na parte da tarde. No dia, poderá ser servido mini-sanduíches, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Você pode optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.

CONVITE

O chá de bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante onde, provavelmente, a maioria das pessoas que serão convidadas já a conhecem. Se você e sua amiga quiserem optar pela distribuição do convite, o ideal é entregá-los com uma semana de antecedência, no mínimo.



- Outras Dicas


Dicas para decorações

Dicas Cada evento tem o seu propósito e deve ser decorado com arranjos adequados a ele. No caso de um almoço, prefira um arranjo em tons claros, que pode ser sofisticado ou casual. Para reuniões, ou encontros mais sérios prefira arranjos que transmitam calma, sendo discretos e de forma elaborada com um toque de elegância, tornando o ambiente mais propício a comunicação. No caso de um arranjo para mesa de buffet, as flores podem e devem ter uma certa fragancia que dissipe do ar o cheiro característico de ambientes fechados para que não se perca o aroma dos pratos servidos. Em todos os casos é importante que o cliente tenha uma certa cumplicidade com o arranjo solicitado, pois as flores demonstram as características de quem as compra.

Comida para festa junina

Broa de Fubá Ingredientes:2 xícaras de chá de farinha de milho, 2 xícaras de chá de trigo, 1 xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de queijo ralado, 1 ovo, 1/2 colher de chá de sal e 1 colher de chá de açúcar Modo de Fazer:Juntar os ingredientes e amassar bem. Se a massa ficar muito mole, adicionar mais farinha de milho. Fazer bolinhas e assar em forno quente. Milho Verde Cozido Ingredientes:Espigas de milho, água, sal e manteiga Modo de Fazer:Retire as palhas verdes e reserve algumas para enfeitar. Coloque as espigas na água com sal em uma panela grande. Deixe cozinhar até que os grãos estejam macios. Sirva quente com colheradas de manteiga .

Comida de São João

Bolinho de Milho Ingredientes: 4 xícaras de chá de farinha de milho, 4 xícaras de chá farinha de trigo, 2 xícaras de chá de manteiga, 2 xícaras de chá de cebola ralada, 2 xícaras de chá de queijo cheddar, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó e 6 ovos Modo de Fazer Misture todos os ingredientes muito bem e coloque em forminhas untadas. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar por fora.

CHURRASCO

Mesmo que um dos anfitriões goste de cuidar da churrasqueira,é importante lembrar que quem tem esta responsabilidade não vai poder dar atenção para os convidados.Por isso,vale a pena contratar um churrasqueiro e garantir sua presença e atenção aos seus convidados.Para beber,o Chopp é uma boa pedida mas, se você preferir cerveja,não há problema nenhum,desde que ela seja servida estupidamente gelada.Refrigerante e água devem ser incluídos também.A bebida deve sempre ser de fácil acesso aos convidados,ou um garçom pode ser colocado em pontos estratégicos.Os acompanhamentos,você é quem vai escolher o número de variedades de acordo com o número de convidados;Para a sobremesa escolha algo leve como salada de fruta,torta de limão,sorvetes ou doces caseiros servidos com queijo branco.

JANTAR OU ALMOÇO TÍPICO

Se você pretende fazer um jantar ou almoço típico chinês,japonês,italiano,árabe etc., as orientações gerais são as mesmas em todos os casos:Procure cozinha especializada.Hoje em dia existem muitos buffets em domicílio especializados em prato típicos.Se você mesma for cozinhar,procure boas receitas e é melhor testar antes para se garantir.Sempre seguir a decoração de acordo com o estilo de menu que você escolheu,ex: para comida italiana use toalha de mesa quadriculada,muito verde e vermelho e música típica se possível.Nesse caso um convite artesanal típico, faria o maior sucesso!!!


PARA UM LUAU

Você precisa de um belo jardim (se tiver piscina, melhor ainda!), muitas flores...crisântemos, margaridas e flores do campo e muitas frutas da época e regionais como abacaxi, melancia, banana, uva, kiwi, etc, em belos arranjos para decoração e degustação... tochas para iluminação criando um ambiente bucólico.Na entrada, ofereça colares havaianos à seus convidados.Muita música havaiana, latina, mas podendo variar no desenrolar da festa.Coquetéis exóticos feitos por um barman e servido por garçons e garçonetes com vestimenta típica, farão um enorme sucesso!!!

Home Page > Dicas e guias > Dicas para Festas

 

convites e participações       brindes      temas       decoração festa       decoração casa      datas especiais

 

como funciona       sugestões de textos     blog       depoimentos clientes       contatos       faq's

 

 

 


talvez uma das partes mais importantes em qualquer festa: a decoração.

 Google

 

 Webmaster mady-moreira@sapo.pt 

Última atualização, 15 de Fevereiro de 2014 

Copyright © 2005/2014